Primado das Pessoas
- Comprometemo-nos com a promoção e a defesa dos direitos dos/as clientes, em termos de igualdade de tratamento, de oportunidades, de participação, de liberdade de escolha e de autodeterminação. Asseguramos a escolha informada e adotamos uma atitude positiva e não discriminatória dentro dos próprios serviços. Esta responsabilidade está presente nos nossos valores da organização e em todas as fases da prestação de serviços;
- Envolver os/as clientes como membros ativos nas suas próprias equipas de trabalho e promoção da capacitação (empowerment ) dos clientes;
- Defender os direitos (advocacy) dos/as clientes, na eliminação das barreiras, na sensibilização da sociedade e na promoção ativa da igualdade de oportunidades;
- Funcionar com base num Código de Ética, no respeito pela dignidade do/a cliente, da família/significativos e/ou de terceiras pessoas, protegendo-os de riscos indevidos, especificando os requisitos da organização em termos de competências exigidas aos/às colaboradores/as e promovendo a justiça social;
- Implementar processos de trabalho orientados pelas necessidades dos/as clientes, atuais e potenciais, com o objetivo de promover a sua qualidade de vida. Respeitar o seu contributo individual, envolvendo-os na autoavaliação e promovendo a sua avaliação dos serviços que lhes são prestados. Avaliar os objetivos definidos para cada cliente e dos serviços prestados tem em conta o contexto dos/as clientes. Rever os processos de trabalho regularmente.
Primado dos Resultados
- Evidenciar um perfil de liderança, seja ao nível da própria organização, seja no sector dos serviços sociais onde atuamos, através de boa governação, promovendo boas práticas e inovação, uma imagem positiva, utilização eficiente dos recursos condicentes a uma sociedade mais aberta e inclusiva, desafiando os níveis de expectativas existentes;
- Orientarmo-nos para os resultados, em termos de benefícios percecionados e efetivos para o/a cliente, para a sua família/significativos e/ou terceiras pessoas, para os empregadores e para a comunidade em geral. Obtenção do máximo valor para as entidades financiadoras e clientes medindo e monitorizando o impacto da prestação dos serviços, constituindo um elemento importante do processo de melhoria contínua, numa lógica de monitorização, medida, de avaliação e de transparência;
- Assegurar aos/às clientes um contínuo de serviços, holístico, baseado na comunidade, valorizando a contribuição de todos os potenciais parceiros, incluindo a comunidade local, empregadores e outros atores, intervindo desde que é detetada a necessidade e, assegurando apoio e acompanhamento continuados. Prestar serviços através de uma abordagem multidisciplinar e/ou em ambiente multi-localizado, através de parcerias com outras entidades prestadoras de serviços ou empregadoras.
Primado da Inovação
- Ser proactivos na satisfação das necessidades do mercado, utilizando os recursos da forma mais eficiente, melhorando e desenvolvendo os serviços, promovendo a investigação, o desenvolvimento e a inovação;
- Estar comprometidos com a aprendizagem, a formação e o desenvolvimento dos/as colaboradores/as. Desenvolver estratégias de comunicação e marketing eficazes;
- Valorizar a avaliação dos/as clientes, financiadores e outras partes interessadas, e implementar sistemas de melhoria contínua da qualidade.
Primado da Cooperação
- Promover a participação e a inclusão das pessoas com deficiências e incapacidades a todos os níveis da organização, bem como na comunidade;
- Atuar em parceria com as entidades públicas e privadas do sector, entidades empregadoras, sindicatos, entidades financiadoras e clientes, organizações de pessoas com deficiências e incapacidades, grupos locais, famílias/significativos e/ou terceiras pessoas, com o objetivo de assegurar um contínuo na prestação de serviços, alcançando resultados cada vez mais eficazes e uma sociedade mais aberta e inclusiva.
Primado da Igualdade
- Implementação de ações concretas destinadas a promover a inclusão dos/as clientes patentes nos planos de intervenção individuais e múltiplas ações de sensibilização do público em geral visando combater o desconhecimento sobre a realidade da deficiência e exclusão social e consequentemente os preconceitos e estigmas associados ao fenómeno da exclusão social, fomentando a inclusão;
- Instituição de meios para fomentar impactos, parciais ou integrais, na qualidade de vida e cidadania dos/as clientes, em função do nível de abrangência do serviço. Contínua defesa dos direitos e promoção da efetiva inclusão social dos/as clientes, fundamento do propósito central da organização;
- Compromisso de implementar estratégias internas e externas promotoras da igualdade de oportunidade e de género com particular enfoque nos departamentos e serviços realizados na instituição e na relação com os clientes e significativos.